História de Inhapi

     O nome do Município é de origem Indígena, quando o Município ainda não era Povoado existia um lugar de pedra “lajedo” na Lagoa Inhapi, neste lajedo era cheio de locas, nelas juntava água da chuva, quando chovia. Lá havia vivido Índios e nas pedras existiam símbolos escritos.

     O Sr. Valfredo Lisboa Prudente Guerra, já falecido, grande comerciante, tinha conhecimento da língua indígena e de Geografia, fez a leitura dos símbolos e descobriu que os Índios chamavam Inha: de água e Pi: de pedra assim originou Inhapi e segundo a tradição local e de alguns historiadores significa “ buraco na pedra “, nome este relacionado a “Lagoa Do Inhapi” que tem como característica “Água sobre Pedra”.

     O Município de Inhapi está localizado na Região Oeste do Estado de Alagoas, limitando-se a Norte com os Municípios de Mata Grande e Canapi, a Sul com Piranhas e São José da Tapera, a leste com Senador Rui Palmeira e Canapi e a Oeste com Água Branca e Olho D’ Água do Casado. O acesso a partir de Maceió é feito através das Rodovias pavimentadas BR-316, BR-423 e AL- 145, com percurso em torno de 263,10 km .

     O Município de Inhapi está inserido na unidade Geoambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude variando entre 650 a 1.000 metros. Ocupa uma área de arco que se estende do sul de Alagoas até o Rio Grande do Norte. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Com respeito à fertilidade dos solos é bastante variada, com certa predominância de média para alta.

     O Município de Inhapi está inserido na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Ribeira do Capiá, que o limita a SE. Os principais afluentes são: a Norte, os Riachos Cabeceiro e da Promissão; a Leste, os Riachos Mulungu, Fundo, do Touro e Alferes; nas porções centro e Sul do Município, os Riachos Enéias Lisboa, Vaca Branca, das Batatas, Croatá, Poço Grande e Vermelho. No extremo NW, os Riachos Fundo e Olho d’ Água Seca. O padrão de drenagem predominante é o pinado, uma variação do Dendrítico.

Inhapi é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2010 era de 17.902 habitantes.
Possui uma área de 374,161 km².

Fonte: